Metal Sinfônico
Metal sinfônico é um estilo de Heavy Metal que possui, como o próprio nome já diz, elementos sinfônicos. Mas o que seriam esses tais elementos? São nada mais nada menos do que elementos emprestados da música clássica, como vocais femininos operáticos, como é o caso da nossa querida Tarja Turunen e também da Sharon den Adel. Além disso, o metal sinfônico conta também com uma instrumentação composta de violões, teclados diferentes, ritmo poético e é claro dos famosos riffs poderosos de Heavy Metal. \o/
Caracterísiticas
Os temas das letras são diversos, variando de acordo com o estilo de cada banda, como por exemplo fantasia, temas mórbidos e até mesmo mitológicos, este último usado com muita frequência pelo Nightwish.
Origens
As raízes do do metal sinfônico são encontradas em bandas de Death Metal e Gothic Metal, que usam muito esses elementos sinfônicos, originárias de muitos países da Europa e que a maioria das novas bandas desse gênero são ganharam um destaque por volta do ano de 2000, como por exemplo Epica, After Forever e outras. Muitos até não sabem que a banda que demonstrou um importante uso da orquestra ao vivo é Therion, que foi formado no ano de 1987 na Suécia.
Subgêneros
São 3 subgêneros, que são:
Black Metal Sinfônico
O black metal sinfônico tem componentes similares ao black metal melódico, mas usa teclados ou instrumentos normalmente encontrados na música sinfônica ou erudita. Pode também incluir bandas de black metal que fazem uso pesado de teclados atmosféricos na música, semelhante ao metal sinfônico ou gothic metal. Os aspectos sinfônicos deste gênero são normalmente parte integrante de uma banda e, como tal, são usados durante todo o período de uma canção.
Gothic Metal
A primeira banda de metal gótico a lançar um álbum completo caracterítico de vocais "A Bela e a Fera", onde os vocais de death metal são contrastados com vocais femininos limpos, foi a norueguesa Theatre of Tragedy em 1995. Outras bandas como a holandesa Within Temptation em 1996, expandiu nessa abordagem.
Cada banda tem Gothic Metal possui sem prórprio estilo: o Within Temptation combina "a força da guitarra de hard rock com a varredura e a grandeza da música sinfônica". O sucesso dessa banda resultou resultou no surgimento de um grande número de outras bandas de gothic metal com vocalistas femininas, principalmente nos Países Baixos.
O After Forever começou com o álbum Prison of Desire em 2000 misturando heavy metal com arranjos de rock progressivo e orquestração de música clássica ec obri-la com todas as partes iguais.
O Epica começou em 2003 com o álbum The Phantom Agony com a música que combina grunhidos da morte de Jansen com o "tom angelical de uma formação clássica mezzo-soprano chamada Simone Simons, mais uma fundação exuberante do power metal sinfônico. A música do Epica tem sido descrita como a combinação de "um escuro, assombrando a atmosfera gótica com música bombástica e sinfônica".
O Nightwish ,que é a nossa estrela daqui do blog, começou em 1996 e lançou seu primeiro álbum em 1997, Angels Fall First ( a história da banda você confere clicando aqui ). Seu início foi marcado pelo uso do power metal e introduzui elementos góticos no álbum Once, em 2004, principalmente no single Nemo e continuaram misturando seus estilos também na produção do álbum sucessor de Once, o Dark Passion Play em 2007. O Nightwish é a banda de metal sinfônico mais famosa e é considerada por muitos como a melhor desse estilo de rock ( eu sou uma delas \o/ ).
Power metal sinfônico
O power metal sinfônico se refere a bandas de power metal que fazem uso extensivo de teclados ou instrumentos normalmente encontrados na música clássica semelhante ao metal sinfônico. Estes elementos adicionais são frequentemente usados como elementos-chave da música, quando comparados ao power metal normal, contribuindo não apenas uma cobertura extra para a música, mas uma maior variedade de som.
A banda protótipo do power metal sinfônico é o Nightwish. Canções do Nightwish que ilustram bem o gênero são "Ghost Love Score" do álbum Once e "Wishmaster" do álbum Wishmaster. Essas canções seguem o escopo épico e estendidas estruturas formais características do power metal enquanto faz uso extensivo de elementos orquestrais.
Outra banda que tem essa descrição é Rhapsody of Fire, com uma mistura de guitarras, bateria e sons extremamente grandes, incluindo, em seus últimos anos, um coro completo e uma orquestra sinfônica. Eles têm uma forte influência da música clássica antiga e especialmente a música barroca, todos os seus álbuns partem de uma saga épica em mundos de fantasia. Onde o Nightwish pode ser a banda mais popular de power metal, eles são um pouco mais orientados ao rock em sua maneira de construir as suas canções do que o Rhapsody of Fire, que se baseia em fazer álbuns com algum tipo de linha para ele e canções que soam mais como uma peça de música clássica do que uma faixa de rock.
Agora já sabemos porque esse estilo é admirado por muitos e que cada vez está sendo conhecido e reconhecido e que tem muita importância no cenário do rock. Para não perder a amizade uma foto do Nightwish embaixo ( hahahah). Abraços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário